Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Desembargador Rossal participa de abertura do congresso da UGT-RS

Desembargador Rossal participa de abertura do congresso da UGT-RSPublicada - 28/03/2023
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, ministrou a palestra de abertura do 5º Congresso Estadual Ordinário da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS). O evento foi realizado nesta terça-feira (28/03), no Hotel do SESC, em Porto Alegre.

O magistrado falou sobre a importância da Justiça do Trabalho para a defesa dos direitos sociais no país. Na oportunidade, Rossal destacou que a instituição colabora para a melhor distribuição da riqueza. Segundo o presidente, nenhuma sociedade se desenvolve quando as desigualdades são acentuadas.

Evento realizado no Hotel do SESC, em Porto Alegre

O desembargador salientou a importância da existência de instituições fortes para garantir efetividade aos direitos sociais previstos na legislação. Não apenas instituições públicas, como o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Ministério do Trabalho, mas também entidades privadas, representativas de trabalhadores e empregadores.

Ao final da manifestação, Rossal abordou a importante atuação da Justiça do Trabalho nas mediações coletivas pré-processuais. Esse serviço do Tribunal é buscado por empresas e sindicatos quando a negociação entre eles mesmos não chega a um acordo. Na mediação, o TRT-4 aproxima as partes e busca, na base do diálogo, uma solução conjunta para o impasse.

A UGT-RS é presidida por Norton Jubelli. Também compuseram o dispositivo oficial da abertura do evento a diretora financeira da entidade, Orildes Lottici, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Claudir Nespolo, o auditor-fiscal do Trabalho Vânius Corte (gerente do MTE em Caxias do Sul) e o procurador do Trabalho Rogério Fleischmann.


Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)